segunda-feira, 18 de junho de 2012

Biomas do mundo

               
Biomas Mundiais



            Bem vindos ao Blog "Biomas do mundo"!!!Aqui iremos apresentar e ensinar um pouco dos biomas mundiais.







                                                                    Tundra          




Definição
     Tundra é um tipo de vegetação rasteira típica de regiões polares que ficam cobertas por gelo durante grande parte do ano. Na época do verão, este gelo derrete e a tundra se desenvolve. Podemos encontrar este tipo de vegetação em várias partes do mundo como, por exemplo: Sibéria (norte da Rússia), norte do Canadá, Groelândia, Suécia, Alasca, Noruega e Finlândia.
        A tundra é altamente resistente a baixas temperaturas e ao gelo. Necessita de pouca quantidade de sol durante o ano. Uma característica comum deste tipo de bioma é a presença de fungos, ervas, liquens e pequenos arbustos.
     Na época do verão, quando floresce este tipo de vegetação, muitos animais buscam alimento neste rico bioma. A fauna da tundra apresenta animais de pequeno e grande porte. Os herbívoros são a maioria, sendo que podemos destacar os bois almiscarados, os lemingues, renas e lebres do ártico.



Taiga
Definição
   Taiga é um tipo de vegetação caracterizada pela presença de coníferas (pinheiros e abetos). Este bioma está presente nas regiões norte da Rússia, norte da Europa e Canadá.
      O clima nas regiões de taiga é frio, com ventos fortes e gelados durante grande parte do ano. Nestas regiões há precipitação de neve durante o inverno.
       A flora da taiga não é muito diversificada, pois o frio e a neve impedem o desenvolvimento de muitas espécies vegetais. Sobrevivem aquelas que estão adaptadas ao clima frio. Os pinheiros, por exemplo, conseguem se desenvolver, pois possuem uma camada cerosa sobre as folhas, protegendo-as das baixas temperaturas e da neve.             
      A vegetação rasteira que se desenvolve na taiga são os fungos e liquens.
       A fauna típica das regiões de taiga é composta pelas seguintes espécies de animais: alces, lobos, ursos, linces, raposas, arminhos, lebres, coelhos, esquilos, entre outros.


Florestas temperadas

 

         Floresta temperada ou floresta decídua temperada, ou ainda, floresta caducifólia, por causa da queda das suas folhas no período do Inverno, é um bioma encontrado nas regiões situadas entre os pólos e os trópicos, característica das zonas temperadas húmidas e abrange o oeste e centro da Europa, leste da Ásia (Coreia, Japão, e partes da China) e o leste dos Estados Unidos. Situa-se, pois, abaixo da Taiga.

            As temperaturas médias anuais são moderadas, embora a temperatura média vá cariando ao longo do ano. As quatro estações do ano encontram-se bem definidas. Os índices pluviométricos atingem médias entre 75 a 100 centímetros por ano. A energia solar que vai incindindo nas regiões de florestas temperadas é maior do que, por exemplo, nas tundras, e consegue atingir mais facilmente o solo, pois existem espaços maiores entre a copa das árvores do que, por exemplo, nas florestas tropicais.

                 

Campos de Gramíneas
 
                     Os campos são formados por herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos esparsos com características diversas, conforme a região. Esse bioma pode ser classificado da seguinte forma:

  1. Campos limpos – Predomínio das gramíneas.
  2. Campos sujos – Há a presença de arbustos, além das gramíneas.
  3. Campos de altitude – Áreas com altitudes superiores a 1,4 mil metros, encontrados na serra da Mantiqueira e no Planalto das Guianas.
  4. Campos da hileia – É um tipo de formação rasteira encontrado na Amazônia, é caracterizado pelas áreas inundáveis da Amazônia oriental, como a ilha de Marajó, por exemplo.
  5. Campos meridionais – Não há presença arbustiva, predomina uma extensa área com gramíneas, propícia para o desenvolvimento da atividade agropecuária. Destaca-se a Campanha Gaúcha, no Rio Grande do Sul e os Campos de Vacaria, no Mato Grosso do Sul.
          Os campos ocupam áreas descontínuas do Brasil, na Região Norte esse bioma está presente sob a forma de savanas de gramíneas baixas, nas terras firmes do Amazonas, de Roraima e do Pará. Na Região Sul, surge como as pradarias mistas subtropicais.


Florestas Tropicais


                    As florestas tropicais abrigam uma das maiores biodiversidades do mundo. Encontramos este tipo de floresta em regiões situadas, em sua grande maioria, na faixa entre os trópicos. A maior incidência de florestas tropicais ocorre nas seguintes regiões: África (bacia do rio Congo e Libéria), América Central,  America do sul (Floresta Amazônica e Mata Atlântica), Ásia (Vietnã, Laos, Camboja e Tailândia) e regiões da Oceania (Nova Guiné, Bornéo e costa norte da Austrália).


Savanas Tropicais

                  Existe um grande número de paisagens naturais no mundo, as características da vegetação, por exemplo, é resultado das composições climáticas. Savana é nome dado a um tipo de cobertura vegetal constituída, em geral, por gramíneas e árvores esparsas. A topografia geralmente é plana com clima tropical, apresentando duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa e uma seca. As Savanas ocorrem, principalmente, na zona intertropical do planeta, por esse motivo recebe uma enorme quantidade de luz solar. 

Deserto


                   Os desertos são formas de paisagem que recebem pouca precipitação pluviométrica. Para uma região ser enquadrada como deserto, é preciso que ela receba menos de 250 mm (10 polegadas) de chuva por ano, além de se observar também, o seu nível de evapotranspiração, isto é, a combinação de perda de água por evaporação atmosférica da água do solo juntamente com a perda em forma de vapor. 

                    Devido ao fato de serem bastante áridos, são poucas as espécies de vida que conseguem se desenvolver nos desertos, ainda mais se compararmos essas paisagens com outras regiões mais úmidas. A fauna é predominantemente formada por roedores, répteis e insetos. Tanto animais como plantas apresentam eficientes adaptações às condições dos desertos; alguns animais precisam de quantidades mínimas de água.









 SESI 299 7ª Série C (2012)




Nenhum comentário:

Postar um comentário